Desenhar é um dom ou é algo que pode se desenvolver com prática?

Durante muito tempo eu tinha o sonho de aprender a desenhar. Principalmente, quando era mais novo, pois sempre  assistia desenhos animados e ficava com vontade de criar meus próprios desenhos e histórias. Porém, nunca fui atrás de um curso ou alguém que pudesse me ajudar. Na verdade, o que eu tinha era uma crença limitante que desenhar era só pra quem nascia com o dom. Hoje eu sei que isso não é verdade, pois através de muito treino e persistência eu consegui aprender.

E sabe por que estou fazendo este post?

Tenho certeza, que muitos de vocês também têm esse sonho e possuem a mesma crença limitante que eu tinha. Não sei se ela é desenvolvida devido ao fato de toda vez que me lembrava de desenho e pintura, vinha na minha mente o nome de pintores famosos como Picasso, Michelangelo entre outros. Mesmo que o tipo de arte que eles criavam era bem diferente do que o que eu tinha vontade de fazer. Eu só queria saber desenhar o meu desenho animado favorito.

Passado um tempo, eu coloquei na minha mente que aprenderia a desenhar, evoluindo um pouco a cada dia, mesmo que partisse de um boneco palito. Fui pesquisando a melhor maneira para aprender desenhar bem, dicas, vídeos e tudo mais que eu poderia aprender sozinho. Realmente estava sem muito dinheiro para investir em um curso.

Depois de alguns meses treinando muito e guardando todos os desenhos que já havia feito, eu resolvi pegar o meu primeiro desenho e compará-lo com o meu último desenho. Vocês não imaginam a surpresa que tive ao ver o resultado e a evolução. Isso me deu animo e mais vontade de continuar evoluindo. Então eu me forcei a sempre fazer um desenho melhor que o outro e também, 1 vez por mês eu sempre desenhava o meu desenho padrão, pois assim conseguiria ter uma base de comparação melhor.

Assim foram passando-se os anos, e depois de 5 anos eu ainda estou comparando o meu primeiro desenho com o último. E olha, vou te dizer, demorei bastante para aprender a desenhar viu. Mas pra você não precisa ser assim também. Hoje em dia com as facilidades da internet, é possível e bem mais barato fazer um curso. Que realmente vai te ajudar a cortar o caminho pra evoluir. Recentemente, eu adquiri um curso em Sonho de Colorir – Curso de desenho Online, que ajuda muito quem está começando e quem já tem uma noção boa de desenho. Eu realmente acredito, que se esse curso existisse quando eu era pequeno, teria aprendido tudo o que eu aprendi em 5 anos em menos de 6 meses. Além de estar mais motivado, pois é muito difícil aprender algo novo sozinho. É sempre bom seguir os passos de alguém que já chegou aonde você quer chegar. Hoje em dia, esse é meu pensamento número 1 quando vou aprender algo novo. Sempre busco alguém que já está onde quero chegar e descubro qual o caminho que a pessoa fez e peço dicas.

Só para concluir o que resolvi escrever desde o começo. Desenhar não é só para quem tem o Dom, e sim para todos. É claro que quem já possuir alguma aptidão prévia, vai ter muito mais facilidade. Mas você não pode deixar de fazer algo que gosta/quer só porque não nasceu com uma aptidão, tudo pode ser treinado e desenvolvido. Aliás, muitas das pessoas de alta performance chegaram a esse nível porque realmente desenvolveram suas habilidades e não porque nasceram com o dom e ficaram no sofá esperando a vida toda.

Portanto, se você quer fazer algo, levante-se e vá fazer. =)

fontes: www.sonhodecolorir.com